Baobab: o superalimento africano

Arquivo

É de África que chega até nós o Baobab, conhecido há séculos como Árvore da Vida. Depois de amadurecido e seco, o seu delicioso fruto cítrico é transformado em pó, assegurando um alto teor em vitamina C e outros preciosos nutrientes, tais como o cálcio, ferro, potássio e o zinco.

Índice:

O que é Baobab?

O Baobab é um fruto proveniente do embondeiro, uma árvore de origem africana, muitas vezes apelidada de “Árvore da Vida”. Esta pode viver milhares de anos, sendo o Baobab um alimento muito importante para as populações africanas devido ao seu valor nutricional.

O Baobab é um fruto de casca esverdeada e sabor agridoce, que amadurece e seca na árvore.

Como pode ser consumida?

Esta fruta divide-se em casca, polpa e sementes, sendo que em Portugal pode ser encontrada na forma de pó.

Pode ser adicionada na água, em smoothies, no chá ou em sumos de fruta. Para polvilhar, é óptimo em cereais, iogurtes, saladas ou até mesmo nas frutas. Enquanto ingrediente principal, é nas sobremesas que tem mais destaque e é possível incluí-lo em receitas típicas, como mousse de chocolate, cheessecake, bolos, muffins ou panquecas.

Propriedades e valor nutricional da Baobab:

O Baobab apresenta propriedades nutricionais singulares, que fazem deste fruto um verdadeiro superalimento.

Relativamente à sua composição nutricional, fornece cerca de:

  • 239 Kcal/100g;
  • 35g de Hidratos de carbono (dos quais 25g são açúcares);
  • 44g de Fibra;
  • 2,3g de proteína

Relativamente aos micronutrientes, é muito rico em vitaminas do complexo B, nomeadamente vitamina B1, B2, B3 e B6, vitamina C e minerais como o potássio, ferro, magnésio e cálcio (2 a 3 vezes mais do que o leite).

1. PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES

Este fruto é rico em compostos antioxidantes, os quais ajudam a combater a formação de radicais livres, compostos responsáveis pelo desenvolvimento de inúmeras doenças, nomeadamente o cancro e doenças cardiovasculares.
É um excelente alimento para reforçar o sistema imunitário e prevenir doenças infeciosas.

2. AJUDA À DIGESTÃO E A REGULAR O TRÂNSITO INTESTINAL

Pelo facto de representar uma fonte de pré-bióticos e fibras alimentares (75% de fibra insolúvel e 25% de fibra solúvel), as quais são resistentes às enzimas digestivas do nosso organismo, o Baobab auxilia a formação de bolo fecal e promove o bom funcionamento do intestino, ajudando a prevenir a prisão de ventre.

3. AJUDA A REDUZIR O COLESTEROL E A REGULAR A GLICEMIA

Devido ao teor de pectina (fibra solúvel) que apresenta, o baobab ajuda na redução do colesterol e triglicerídeos.
Além disso, a fibra e também os polifenóis que contém, ajudam também a regular a glicemia, algo particularmente importante em indivíduos diabéticos.

4. REDUZ O APETITE

Além das propriedades já mencionadas, as fibras desempenham um papel importante prevenção do excesso de peso e obesidade, visto que ajudam a diminuir a taxa de esvaziamento gástrico, induzindo uma sensação de saciedade prolongada.
Desta forma, a ingestão de Baobab, parece diminuir a ingestão de outros alimentos com valor energéticos superior, ajudando a controlar o peso.

5. COMBATE O ENVELHECIMENTO DA PELE

Como este fruto é rico em vitamina C (6 vezes mais do que a laranja), promove a sintetize de colagénio, a proteína responsável por conferir elasticidade e firmeza à pele.

Além disso, como estimula a circulação de sangue e reduz a produção secreção de sebo pela pele, contribui para uma pele mais saudável, limpa e hidratada.

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!