Pastas de Caril Tailandesas | Descubra os Tipos e Ingredientes

Arquivo

O caril é um nome dado a determinados pratos, cuja principal característica é ter um molho cozinhado com especiarias e outros ingredientes típicos da cozinha da Índia, da Tailândia e de outros países asiáticos.

Descubra:

O que é Caril?

O caril é um nome dado a determinados pratos, cuja principal característica é ter um molho cozinhado com especiarias e outros ingredientes típicos da cozinha da Índia, da Tailândia e de outros países asiáticos.

O caril pode variar bastante em termos de cor, de sabor e de aspecto, conforme os ingredientes usados, dependendo da cultura e dos hábitos alimentares de diferentes países, povos ou religiões.

A palavra “curry”(caril) foi inventada pelos colonialistas britânicos no século XVIII. Muito provavelmente baseada na palavra indiana “kari“, ou seja, molho.

O caril tailandês é um prato da culinária tailandesa feita de pasta de caril, leite de coco ou água, carne, frutos do mar, legumes ou frutas e ervas. Os caris na Tailândia diferem principalmente dos caris da Índia no uso de ingredientes como ervas e folhas aromáticas sobre uma mistura de especiarias.


Ingredientes Típicos

O caril tailandês é sempre feito com pasta. Os ingredientes comuns usados em muitas pastas de caril tailandesas são:

  • Pasta de camarão
  • Malaguetas; dependendo do caril estes podem ser secas ou frescas, vermelhos ou verdes
  • Cebolas ou chalotas
  • Alho
  • Citronela
  • Galanga
  • Raiz de coentros

Dependendo do tipo de caril, ingredientes adicionais para a pasta podem incluir especiarias como açafrão, pimenta, sementes de coentros, vagens de cardamomo e cominhos, ou outros ingredientes, como peixe fermentado. Os ingredientes são tradicionalmente moídos com um almofariz e pilão.


Tipos de Caril Tailandeses

Caril Verde

O nome caril verde deriva da cor do prato, que vem das malaguetas verdes. Como se trata de um caril tailandês à base de leite de coco e malaguetas verdes frescas, a cor fica verde suave cremosa.

O Caril Verde é uma mistura de malaguetas verdes frescas, chalotas, citronela, pimenta branca, raiz de coentro, alho, casca de lima kaffir, pasta de camarão e sal. Os ingredientes não são exatamente fixos. O caril não é necessariamente mais doce do que outros caris tailandeses, mas, embora o tempero varie, tende a ser mais pungente do que os caris vermelhos mais suaves.

Caril Vermelho

É um prato popular tailandês que consiste numa pasta de caril vermelha cozida em leite de coco com carne, como frango, carne, porco, pato ou camarão, ou fonte de proteína vegetariana como o tofu.

A pasta base do caril vermelho tailandês é tradicionalmente feita com um almofariz e pilão e permanece húmida durante todo o processo de preparação.

A coloração vermelha derivada da malagueta vermelha seca. Os principais ingredientes incluem malagueta vermelha (seca), alho, cebola, galanga, pasta de camarão, sal, folhas de lima kaffir, raiz de coentro, sementes de coentros, sementes de cominhos, pimenta e citronela.

Caril Amarelo

É um caril feito de cominhos, coentros, açafrão, feno -grego, alho, sal, louro, citronela, pimenta caiena, gengibre, macis e canela. Geralmente contém menos picante do que outros caris.

Este caril é mais suave e muitas vezes menos oleoso do que outros caris tailandeses. É fruto com a influência da cozinha naval britânica, disseminada pela Ásia no final do século XIX e início do século XX devido à presença militar britânica.

Caril Panang

É um tipo de caril tailandês vermelho que é espesso, salgado e doce, com um sabor ácido da lima kaffir.

É a base para um caril mais rico, mais doce e mais seco. Usa-se menos leite de coco do que caril vermelho ou verde, o caril Panang é servido com uma cobertura de creme de coco espesso.

A pasta de caril Panang pode incluir malaguetas secas vermelhas longas, cebola, alho, galanga, citronela, casca de lima kaffir, raiz de coentros, pimenta branca, sal, e pasta de camarão. Amendoins também são adicionados às vezes, o que não é tradicional na Tailândia e é mais uma influência ocidental.

Caril Massaman

É um prato de caril relativamente suave da culinária Tailandesa que é uma interpretação de um prato originário da Pérsia.

O caril massaman tem origem persa e seu nome “massaman” vem da palavra muçulmano em persa. É um prato geralmente feito com frango, mas também existem variações deste prato usando pato, carne bovina, carne de veado, carneiro, cabra.

É um prato de fusão, combinando ingredientes da Pérsia, do subcontinente indiano, e do arquipélago malaio (por exemplo, cardamomo, canela, cravo, anis estrelado, cominhos, louro, noz- moscada) com ingredientes mais comumente usados na culinária tailandesa nativa (por exemplo, pimenta, coentros, citronela, galanga, pimenta branca, pasta de camarão, cebola e alho) para fazer pasta de caril massaman. A substância do prato é geralmente baseada em frango ou outra carne, batatas, cebolas e amendoins. A riqueza vem do leite de coco e creme usado como base, como para muitos caris tailandeses.

Caril Tom Yum

O sabor do tom yum é baseado em sabores ácidos e picantes. Uma pasta chamada nam prik pao é preparada como base da sopa, à qual são adicionadas água, ervas, carne, sendo geralmente cozida com camarão.

As palavras “tom yum” são derivadas de duas palavras tailandesas. Tom refere-se ao processo de fervura, enquanto yum significa ‘misturado’. A sopa também é feita a partir de ingredientes frescos, como citronela, folhas de lima kaffir, galanga, sumo de limão, molho de peixe e malagueta vermelha esmagada.

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!