Sal | Descubra os Diversos Tipos

Arquivo

O sal comum é utilizado para realçar sabor dos alimentos e também como método de conservação, como no caso do bacalhau e salmouras, como azeitona e pickles. Atualmente existem diversos tipos de sal e conhecer as particularidades de cada um pode trazer benefícios à alimentação do dia-dia.

Descubra:

O que é Sal Marinho?

O sal marinho é o sal que resulta da evaporação da água do mar. Como não passa pelo processo de refinamento do sal de cozinha comum, o sal mineral, ele tem mais minerais.

Flor de Sal

A Flor de Sal é a fina flor do sal marinho, ou seja, os cristais primários que flutuam e cristalizam no dia em que são colhidos sob a forma de um coalho, que é formado por finas palhetas que se desfazem com muito facilidade. Forma-se na superfície do talho ao final da tarde de verão, da perfeita conjugação dos elementos da natureza: água, vento e calor e deve ser colhido pelos salineiros quase de imediato.

A flor de sal é mais utilizada à mesa, em pratos já confecionados, como saladas, carne assada, legumes, sobremesas entre outros fins.

Sal marinho (sal marinho não refinado) ou sal integral

O sal marinho é retirado manualmente das salinas e resulta da evaporação da água do mar, por este motivo apresenta variações de tamanho e coloração. Este tipo de sal não passa por processos industriais, preservando assim alguns minerais. Não tem qualquer aditivo químico na sua composição.

Sal refinado, sal comum ou sal de mesa

O Sal Marinho Refinado é recolhido através de máquinas e, posteriormente, lavado quimicamente, centrifugado, seco e/ou branqueado. Pode ser fino ou grosso, tendo, por causa da forma como é processado, menos nutrientes e mais cloreto de sódio.

Sal Kosher e Sal Halal

Mais do que dois tipos de sal, são sais que respeitam um conjunto de normas religiosas sendo, por isso, produtos certificados.
No caso do Sal Kosher, com grãos irregulares e um tamanho semelhante ao do sal grosso, este sal não é refinado e não tem quaisquer aditivos, como o iodo, de forma a que, segundo os princípios da religião judaica, possa ser usado para preparar a carne e outros alimentos kosher. Por sua vez, o Sal Halal, respeita os princípios da religião muçulmana.

Sal Marinho Cinzento ou Sal de Guérande

O sal grosso do mar cinzento é um tipo de sal não refinado, isento de produtos químicos e de síntese. Este sal é colectado de maneira artesanal. O sal grosso do mar cinza é colectado na Bretanha francesa, nas planícies de sal bretão de Guérande. Posteriormente, é deixado secar ao sol, tornando-o completamente natural. Sua característica cor cinza é obtida preservando as partículas de argila, o sabor e o aroma das algas Dunalliella Salina.


O que é Sal-Gema?

O sal-gema é o tipo de sal obtido na forma de rochas. Ao contrário do sal marinho, ele é extraído de montanhas salgadas na forma de grandes rochas que são então esmagadas em tamanhos diferentes de acordo com as respectivas necessidades.

Sal rosa ou sal rosa do Himalaia ou sal do Himalaia

Sal extraído do Himalaia de cor rosada e sabor suave, encontrado em grãos finos, flocos e grosso. É famoso pela baixa quantidade de sódio e a grande quantidade de minerais como o cálcio, magnésio, potássio, cobre e o ferro na sua composição.

Sal azul ou Sal azul da Pérsia ou Sal da Pérsia

O sal azul persa é um sal fóssil, ou sal-gema, cujos cristais formaram se há 100 milhões de anos nos mares pré-cambrianos. A extrema pressão exercida pelos movimentos tectónicos das placas causou a formação de cristais de uma estrutura muito especial. A cor azul deste sal iraniano vem do minério de potássio denominado silvinita, que está presente exclusivamente nos sais de halita, geralmente de cor rosa, sendo o azul extremamente raro. A mina de Semnan está localizada no norte do Irã, na cordilheira Ergourz.

Rico em cálcio, ferro e potássio, o sal azul persa tem muitas qualidades nutricionais. O seu consumo ajuda a melhorar a circulação do oxigénio no sangue, fortalece o coração e facilita a digestão.


Sal aromatizado ou Sal com Sabores

É o tipo de sal onde se utilizam técnicas de fumação (sal fumado) ou são incorporados outros ingredientes como ervas frescas ou secas (sal de ervas), semente de aipo (sal de aipo), pimentas (sal de pimenta), alho, trufas, entre outros.

Sal Vermelho do Havai

De um vermelho profundo e de uma textura crocante surpreendente, o sal vermelho do Havai é obtido artesanalmente. Para o enriquecer em elementos minerais, juntam-se rochas de lava negra à água do mar dos reservatórios.

O cloreto de sódio fornece ao Sal vermelho o seu sabor salgado, o sulfato de ferro proporciona a sua tonalidade violeta escura e todos os compostos de enxofre dão ao kala namak um sabor ligeiro e saboroso, bem como um cheiro altamente distinto, sendo o sulfeto de hidrogénio o principal contribuinte para o cheiro.

Sal Fumado da Dinamarca

Uma maravilhosa receita que contém sal, caril e pimenta preta, herdada da cultura Viking proveniente de Egersund. A receita tinha caído no esquecimento mas foi recentemente reencontrada. Simultaneamente forte e delicado, possui um intenso e fumado aroma reminiscente a floresta com uma brisa de mar.

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!