Azeitona Peranzana, Coratina e Ogliarola | Aroma Único

Arquivo

Coratina, Peranzana e muitas outras: as azeitonas de Apúlia, Itália estão presentes em todo o território e têm características muito distintas. O azeite virgem extra obtido terá propriedades diferentes dependendo das azeitonas utilizadas.

Descubra:

Azeitona Coratina

A azeitona Coratina é uma das variedades mais interessantes no panorama das azeitonas da Apúlia e dá vida a um azeite virgem extra de qualidade excecional.

A azeitona coratina leva o nome da cidade de Corato, vila da província de Bari, Itália .A coratina é uma das variedades de azeitona mais antigas da Apúlia. Hoje é cultivado em toda a Puglia e também em outras áreas do sul da Itália, pois é uma planta também se adapta facilmente a diversos tipos de solo, mesmo os mais calcários.

Características das azeitonas Coratina

Na Puglia, a azeitona Coratina é geralmente colhida entre novembro e janeiro. Em média a coratina pesa cerca de 4 gramas e tem formato ovóide ligeiramente assimétrico. No momento da maturação (pintura), passa de uma cor amarelada para uma cor castanha escura e é sensível ao frio (ao contrário da planta, que é resistente).

As propriedades organolépticas do azeite Coratina

O azeite virgem extra da cultivar Coratina possui aroma frutado, picante e amargo . São qualidades que determinam a sua excelência a nível gustativo, organoléptico e saudável. Por estas razões, o azeite virgem extra de Coratina é procurado e apreciado, mas outrora era utilizado principalmente para fortalecer azeites mais fracos por ser saboroso, vigoroso e verdadeiro.

O azeite monovarietal coratina é rico em polifenóis e apresenta naturalmente baixos valores de peróxidos e baixíssima acidez (abaixo de 0,2%), o que significa que preserva ao máximo todas as qualidades organolépticas de um excelente azeite virgem extra, tornando-o um alimento saudável. O sabor muito intenso e frutado tem uma nota amarga devido à alta concentração de oleuropeína e torna-se picante (o clássico “formigamento na garganta”) pela alta concentração de polifenóis, que em média ronda os 560 mg/kg.


Azeitona Peranzana

A azeitona Peranzana, também conhecida como provençal, na verdade não é originária da Apúlia. Vem da Provença, mas foi introduzido na Puglia durante os anos 1700 vindo de Daunia por Raimondo di Sangro. A partir desse momento, a azeitona Peranzana tornou-se um produto da Apúlia, pois aqui encontrou as melhores condições para crescer e desenvolver-se

Características das azeitonas Peranzana

A variedade “Peranzana” , além de se destinar à produção de azeite, é reconhecida como um produto de “dupla finalidade” por se tratar de uma azeitona de mesa de particular valor e com características de produto bem definidas que confirmam esta peculiaridade.

As azeitonas da variedade Peranzana apresentam cor verde profundo e reflexos, enquanto no nariz apresentam aromas elegantes e requintados, bouquet frutado verde enriquecido por notas de amêndoas, frutos secos, alcachofras e tomates. O sabor é inicialmente doce e depois torna-se intenso e persistente, ligeiramente amargo e com um surpreendente toque picante.

As propriedades organolépticas do azeite Peranzana

O azeite Peranzana caracteriza-se por um aroma frutado, ligeiramente picante e amargo, com final de boca a amêndoa e tomate. O azeite Peranzana vibra no paladar como manda a tradição.

O azeite virgem extra Peranzana é frutado de média intensidade com muitos aromas vegetais e herbáceos no nariz e uma nota distinta de tomate e maçã verde. Na boca, a frescura da maçã e do tomate verde reaparece e mostra um carácter picante e amargo, mantendo uma elegante harmonia entre os dois componentes.


Azeitona Ogliarola

Ogliarola é uma das variedades de azeitona mais difundidas na região de Gargano, na Apúlia, amplamente cultivada ao norte de Foggia. Mas Ogliarola é uma cultivar premente que cresce em toda a Puglia e assume diferentes nuances e sabores dependendo dos territórios onde é cultivada.

Ogliarola Garganica é cultivada desde o nível do mar até mais de 800 metros para o interior e graças ao microclima a produção primeiro de azeitonas e depois de azeite é de alta qualidade. O caráter e a estrutura do azeite são determinados pelas brisas suaves que vêm do mar e pelo ar mais fresco que vem das montanhas da Úmbria.

Características das azeitonas Ogliarola

Ogliarola é uma cultivar mais delicada que outras da Apúlia, o seu ambiente ideal não são solos excessivamente úmidos nem locais frequentemente sujeitos a geadas e a neblinas matinais.

No que diz respeito às suas características de produção, a Ogliarola Garganica é utilizada quase exclusivamente para a produção de azeite virgem extra. A azeitona atinge o peso máximo de 2 g e apresenta formato oval assimétrico. A base da drupa é arredondada e o topo pontiagudo e a cor pode variar do verde ao castanho escuro. No interior a polpa apresenta uma cor vermelha intensa e o caroço é muito delicado.

As propriedades organolépticas do azeite Ogliarola

É um azeite agradável e de viscosidade média, de cor amarelo dourado com reflexos esverdeados. Pode ser definido como frutado de média intensidade, onde se destacam os aromas de amêndoa. Equilibrado e elegante, apresenta um toque médio de amargor e especiarias que o torna harmonioso e encorpado ao mesmo tempo, sem que nenhuma parte domine a outra.

Partilhar esta página

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias do seu mundo de sabores de sempre!